quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Fumantes passivos sob risco quando dentro de carros

Uma nova pesquisa sugere que as pessoas não-fumantes que estavam em carros com passageiros fumantes inalam algumas das mesmas substâncias causadoras de câncer, além de outras toxinas.
O estudo foi publicado na edição de 14 de novembro de 2014 da revista Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention.
Este foi o primeiro estudo a medir a exposição a esses produtos químicos específicos em pessoas expostas ao fumo passivo, segundo os autores da Universidade da Califórnia, em San Francisco. Para o estudo, os pesquisadores analisaram a urina de 14 pessoas que se sentaram no banco de trás de um veículo utilitário esportivo estacionado enquanto uma pessoa no banco do motorista fumou três cigarros durante mais de uma hora. As janelas do veículo estavam abertos em cerca de 4 centímetros.
Os testes da urina revelaram que os corpos dos não-fumantes apresentaram sinais de níveis mais elevados de vários produtos químicos tóxicos do que se acreditava, produtos estes relacionados  com doenças relacionadas com o tabagismo. Isso indica que quando simplesmente sentado em carros com fumantes, não-fumantes respiram uma série de compostos potencialmente perigosos do fumo que estão associados com câncer, doença cardíaca e doença pulmonar.
Pessoas especialmente crianças e adultos com problemas de saúde pré-existentes, como asma ou antecedentes de doença cardíaca, devem ser protegidas da exposição ao fumo passivo em carros."
Fonte: Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention. 14/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares