terça-feira, 3 de março de 2015

Aneel fixa faixas de acionamento das bandeiras tarifárias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu as faixas de acionamento das bandeiras tarifárias, sistema que usa cores para avisar os consumidores que a energia naquele mês está mais cara, que passam a vigorar neste mês.

Resolução homologatória da Aneel publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União estabelece que a bandeira tarifária verde será acionada nos meses em que o valor do Custo Variável Unitário (CVU) da última usina a ser despachada for inferior a 200 reais por megawatt-hora (MWh).

A bandeira amarela será acionada quando o CVU for igual ou superior a 200 reais o MWh e inferior ao valor-teto do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), atualmente de 388,48 reais o MWh.

Por sua vez, a bandeira vermelha será acionada quando o CVU for igual ou superior ao valor-teto do PLD. Na segunda-feira, a Aneel fixou bandeiras tarifárias de cor vermelha para todas as regiões do país em março.

A Aneel determinou que, no caso da bandeira vermelha, o valor a ser pago pelos consumidores passa a ser de 5,50 reais para cada 100 quillowatt-hora (kWh), ante os 3 reais que estavam vigorando desde o início do ano, uma elevação de cerca de 83 por cento.

Já a bandeira amarela passará do 1,50 real atual para cada 100 kWh para 2,50 reais, alta de 66 por cento.

(Por Priscila Jordão)

reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares