As obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo têm causado problemas de desabastecimento em bairros de Natal. O alerta é da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), que informou ter reinstalado 30 metros de tubulação nesta sexta-feira (21) por causa de vazamentos causados pelas máquinas usadas nas obras. Moradores do bairro Bom Pastor, na zona Oeste da cidade, estão enfrentando problemas com a falta d'água há dois meses e chegaram a receber esgoto nas torneiras.
A companhia explica que vem sendo obrigada a suspender o fornecimento de água em algumas localidades para consertar os dutos danificados. É o caso de quatro vazamentos ocorridos na avenida Capitão Mor Gouveia na noite de quarta. No bairro Bom Pastor, a Caern informa que a recuperação está sendo feita de forma gradativa, inclusive com carro-pipa fornecido pela empresa.
Moradora do bairro, a funcionária pública Marisa Lima Oliveira disse que a falta d'água chega a durar dois meses. “A caixa faz mais de dois meses que tá seca. O menino que vem com aqueles carros pipa e enche”, disse.
A estudante Naiana Matias contou que os moradores se surpreenderam com a chegada da água nas torneiras, mas a alegria durou pouco. “A gente estava sentada lá fora e de repente a vizinha veio e disse 'tá chegando água'. A gente correu todo mundo pra ver porque pra gente é novidade ter água nas torneiras. Quando a gente abriu saiu aquela água com cheiro de fossa, insuportável”, disse.
Para o gestor da Unidade de Abastecimento de Água da Regional Natal Sul, Jacques Gomes Pinheiro, o problema é recorrente e a qualquer momento pode acontecer em outros trechos da cidade onde máquinas pesadas estão trafegando. Os equipamentos causam vibrações que deslocam e danificam as canalizações de água e esgotos submersas.
A Caern comunica ainda que quem tiver problemas de falta de água ou encontrar vazamentos pode ligar gratuitamente para o telefone 115, que atende durante 24 horas, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados.
Fonte G1 RN