“Esse momento de hoje é histórico e mostra que consciência coletiva leva a realização de sonhos, no caso a Barragem de Oiticica que é aguardada há tantas décadas”. A frase foi dita pelo governador do estado, Robinson Faria (PSD), ontem (20), durante a assinatura de termo de responsabilidade com o movimento de atingidos pela obra.
As respostas positivas começaram ainda na primeira reunião para tratar do assunto, em 07 de janeiro deste ano, quando Robinson Faria se reuniu no dia seguinte com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos e o juiz responsável pelos processos de indenização, Cleofas Coelho.
A intenção foi de sensibilizar o Poder Judiciário sobre a necessidade de agilizar os entraves jurídicos que envolvem as indenizações e promover uma união de forças entre os dois Poderes para que a situação seja resolvida e, dessa forma, a construção da Barragem de Oiticica tenha continuidade. “A Barragem vai ser boa para todo o Rio Grande do Norte, serão mais de 15 municípios abastecidos e mais de 300 mil famílias beneficiadas”, reforçou o governador.
SEMARH e Igreja
O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, acompanhado da secretária adjunta, Ieda Cortez, e de uma comissão de técnicos da Semarh, se reuniu, no dia 23 de janeiro, com o movimento na igreja de Barra de Santana, em Jucurutu, e o encontro foi mediado pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena.
O objetivo da reunião foi manter um primeiro contato com o movimento, escutar as demandas dos moradores e detalhar alguns pontos importantes no processo de construção do reservatório. Durante a tarde, antes da reunião, ele fez uma visita ao bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos e o padre Ivanoff da Costa Pereira, para explicar alguns pontos referentes à atual situação das obras da barragem e seus aspectos sociais.
Reunião na Adese
O titular da SEMARH, Mairton França, e o procurador do Estado, Francisco Sales, ainda se reuniram, na tarde do dia 12 de fevereiro, com representantes do Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica. O encontro aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), em Caicó, e foi mediado pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena.
O objetivo da reunião foi escutar as colocações dos moradores quanto às respostas dadas pelo governador, em sua visita à comunidade de Barra de Santana, no último dia (04), sobre cada ponto de reivindicação presente na carta que ele recebeu do movimento, logo que iniciou sua gestão.
BLOG DO ROBSON PIRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário