Quando concretizou o desejo da casa própria, a Arena Corinthians parecia ser exatamente aquilo que os torcedores alvinegros mais fanáticos imaginavam. Materialização do orgulho corintiano, o estádio logo se tornou fonte de renda e fator técnico indiscutível para o time do Parque São Jorge. Tudo, porém, mudou. Na questão financeira, uma parte do sonho ruiu: as dívidas da construção sufocaram a economia do clube, que vem tendo dificuldades para manter-se em dia com os compromissos com o elenco e pode perder diversas estrelas. Agora, é dentro de campo que a Arena já não parece ser mais aquilo que prometia.
Com a derrota para o Palmeiras por 2 a 0 neste domingo - a primeira do time alvinegro em um clássico estadual desde a inauguração do estádio -, pelo Campeonato Brasileiro, o clube passa a acumular uma incômoda estatística que não faz jus à frase "caiu em Itaquera, já era", que a torcida tanto adora entoar aos adversários.
Na verdade, o ditado agora praticamente se volta contra o próprio Corinthians: foi o quarto jogo seguido sem resultado positivo em sua casa - sendo o segundo revés seguido, com uma dolorida eliminação para o próprio Palmeiras neste período no Campeonato Paulista.
O cenário que se vê agora em Itaquera é completamente diferente do começo da temporada - quando o time passou a ser especulado, inclusive, na Champions League por comentaristas e torcedores. Na 12 primeiras partidas no estádio em 2015, o clube venceu 10 vezes e empatou apenas duas. Com isso, o time conquistou uma fácil classificação para a fase final do Campeonato Paulista, passou tranquilamente pela pré-Libertadores e ficou em situação confortável dentro do chamado "grupo da morte" da competição continental ao lado de San Lorenzo, São Paulo e Danubio.
A seca de vitórias começou com o empate contra o San Lorenzo, no dia 16 de abril - resultado que garantiu o Corinthians na segunda fase da Libertadores da América com uma rodada de antecedência. Se o 0 a 0 contra o atual campeão continental e a vaga garantida nas oitavas de final da competição continental não pareciam suficientes para iniciar uma má fase, a partida seguinte decretou estado de alerta em Itaquera: a equipe foi eliminada do Estadual nas semifinais pelo Palmeiras nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal.
A situação, que já passou a ser incômoda, piorou bastante com a derrota para o Guaraní, do Paraguai, por 1 a 0, quando a equipe precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença depois de revés por 2 a 0 em Assunção, placar que encerrou a campanha alvinegra na Libertadores. Neste domingo, somou-se a esses três resultados a derrota em um clássico em que pouco ameaçou o arquirrival.
Nas últimas duas semanas - período que inclui os jogos contra o Guaraní e o Palmeiras -, o time não marcou em nenhum e tomou três gols.
Com o resultado deste domingo, o Corinthians permaneceu com sete pontos e está na oitava posição. Nesta quarta-feira, a equipe enfrenta o Grêmio. A sorte para o time paulista é que, neste caso, a partida é no Rio Grande do Sul.
ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário