O desligamento da televisão analógica foi adiado pelo Ministério das Comunicações e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O prazo final, que era em 2018, passou para 2023.
Segundo informações da jornalista Keila Jimenez, do R7, o grupo de trabalho de implementação do sinal digital de TV no país conseguiu estender em mais cinco anos o prazo para o desligamento do sinal analógico por completo no país, o chamado apagão analógico.
O motivo é que muitas regiões, principalmente as de baixa renda, não conseguiriam fazer a transição e a população ficaria sem sinal de televisão. Rio Verde e Brasília são as únicas cidades que devem ter o desligamento total do sinal analógico ainda neste ano.
Ainda segundo a colunista, o governo pretende agilizar os planos de entrega de conversores de TV digital para a população de baixa renda, concentrando distribuição nas grandes cidades como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul e Paraná, deixando para mais tarde regiões do interior dos Estados.
De acordo com estimativas do Ministério das Comunicações, em 2018, cerca de 1.000 cidades do Brasil já estarão com o sinal digital disponível para que o apagão seja realizado.
bastidores da tv
Nenhum comentário:
Postar um comentário