sábado, 5 de abril de 2014

Brasil: Vacina contra gripe Influenza 2014 começa a chegar aos hospitais

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Apresenta potencial para levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação.
A vacina da gripe é recomendada para crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos sem limite de idade. A composição da vacina contra gripe segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde para o hemisfério sul ano 2014 (Influenza - H1N1 e H3N2).

No Hospital Novo Atibaia, a Clínica Infantil é certificada pela SBIM – Sociedade Brasileira de Imunização e autorizada a comercializar e aplicar as vacinas.
De acordo com o Doutor Luciano Souza Aranha de Carvalho, Diretor técnico do Hospital Novo Atibaia, é importante observar algumas características, indicações e contraindicações sobre a vacina:
Características:
§ A vacina é produzida por vírus inativos, portanto, NÃO EXISTE RISCO DE ADQUIRIR GRIPE por meio da vacina.
§ A proteção contra a vacina começa a existir aproximadamente após 15 DIAS e a pessoa estará imune contra Influenza, em média, por um ano.
§ Os efeitos colaterais mais comuns são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação.

Indicações:
§ A vacina pode ser aplicada em crianças a partir de 6 meses de idade;
§ Crianças menores de 3 anos que estejam tomando vacina pela primeira vez, devem receber duas doses de 0,25ml, com um mês de intervalo.
§ Crianças de 3 a 9 anos de idade que estejam tomando vacina pela primeira vez, devem receber duas doses de 0,5ml, com um mês de intervalo.
§ Crianças com mais de 9 anos podem receber apenas uma dose 0,5 ml na primovacinação.
§ A vacina deve ser feita anualmente.
§ Mulheres grávidas e em período de amamentação podem tomar a vacina normalmente.

Contra-indicações:
§ Pessoas que fazem uso de medicação que altere a imunidade (Corticóides e imunossupressores) podem não ter uma boa resposta a vacina.
§ Pessoas com quadro febril. A vacina deve ser adiada até que passe esse quadro.
§ Pessoas com alergia aos componentes do Ovo, ao Timerosal e a Neomicina.


Fonte AtibaiaNews

Pesquisar este blog

Postagens populares