quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Enem 2014: confira dez dicas para as provas de sociologia e filosofia

CONCEITOS BÁSICOS
O professor de sociologia Alexandre Alves Pinto, do Colégio Sion, alerta que o aluno não pode desprezar conceitos básicos dos três grandes clássicos da área: Durkheim, Marx e Weber. "Muitos acham que os assuntos não serão abordados pontualmente, mas o domínio destes conceitos poderá ajudar na interpretação de questões e até na redação."

ASSUNTOS CONECTADOS
Aproveitar assuntos de história e geografia para fazer conexões com temas sociológicos é outra dica do professor. "Ao estudar o período Vargas, o aluno pode atentar para os direitos sociais. Ao estudar segregação socioespacial nas cidades, temas como exclusão social e desigualdade são importantes."

CULTURA
Alexandre destaca que cultura é um tema recorrente. É indispensável dominar conceitos chave como etnocentrismo, relativismo cultural, cultura de massa, indústria cultural e cultura popular e erudita. "Importante destacar que o impacto dos novos meios de comunicação na vida social e política não está desconectado do tema cultura."

CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS
São temas que caminham juntos, afirma o professor. Como ele lembra, quando tratamos racismo, preconceito e discriminação, também estamos falando de direitos de minorias. "O momento histórico atual nos remete a tais temáticas e é fundamental que o aluno estabeleça estas conexões."

PÓS MODERNIDADE
Sobre este assunto, a recomendação do professor é o conhecimento básico da concepção de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman, que pode ser aplicado na interpretação de várias relações sociais no mundo contemporâneo. Um exemplo são relações de trabalho modificadas pelas novas tecnologias, que possibilitam o trabalho remoto.

LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Segundo o professor de filosofia Thiago de Melo, do Colégio Sagrado Coração de Maria, uma dica é criar uma linha do tempo a partir dos pré-socráticos até os pós-modernos, de modo que o estudante identifique pensadores e suas épocas. Vale sinalizar as principais escolas do pensamento, como platonismo, aristotelismo e estoicismo.

MODERNIDADE
O professor Thiago recomenda identificar o projeto da modernidade a partir do movimento iluminista, quando as ideias filosóficas passaram a defender a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens diante das leis.

FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA
Segundo Aristóteles, o homem é por natureza um animal político, capaz de resolver de modo ético os problemas da sociedade. Para Nicolau Maquiavel, por outro lado, os fins justificam os meios. Tais pensamentos podem se tornar justificativas para argumentos aplicados à redação, já que se trata de ano de eleição, recomenda o professor Thiago.

ARTE E ESTÉTICA FILOSÓFICA
As discussões sobre os significados da arte e as concepções sobre a beleza estão presentes desde a obra de filósofos gregos, como Platão, que idealizava uma beleza objetiva. No mundo contemporâneo, por outro lado, a subjetividade dos indivíduos ganhou lugar de protagonista na hora de definir a beleza e a função de uma obra de arte.

RAZÃO E FÉ VERSUS DIÁLOGO RELIGIOSO
Por último, Thiago lembra que a filosofia mostra que na relação "razão e fé" há períodos de confrontos e harmonia. É importante compreender essa relação desde a Idade Média, época em que o assunto era colocado de maneira preponderante com a filosofia cristã, e o cenário atual, tempo de debates sobre o diálogo religioso.

OGLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares