A determinação é do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), repetindo o que foi feito no primeiro turno. Sobre a portaria do TRE-RN, o comandante da PM diz que ela “certamente” dará mais segurança aos policiais para fazer cumprir a Legislação Eleitoral. “É uma portaria de segundo grau da maior autoridade eleitoral do estado. Quem não obedecer, estará desobedecendo uma decisão judicial”, pontua.
Votação acontece independente do horário de verão
O horário de verão não vai interferir na votação de domingo, que transcorrerá normalmente das 8h às 17h. A primeira parcial da apuração deve ser divulgada às 17h30 para governador e, devido ao fuso horário adotado em parte da região Norte, às 19h para presidente. Segundo o desembargador Virgílio Macedo, presidente do TRE, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE na última quarta (22), a apuração deve ser totalizada às 20h para presidente e às 21h para governador.
Feiras estão suspensas
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, SEMSUR informa que neste domingo (26) as Feiras de Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Gramoré, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Nova Natal, Nova República, Pirangi e Quintas serão suspensas devido ao pleito eleitoral. As atividades das referidas feiras serão retomadas normalmente no próximo domingo dia, 02 de novembro. A suspensão das atividades foi acordada com os feirantes e donos de bancas, e publicada no Diário Oficial do Município.
Funcionamento do comércio será facultativo
O comércio de Natal terá o funcionamento facultativo durante as eleições deste domingo (26). Desta forma, o comércio de rua, supermercados e shoppings funcionam da mesma maneira que em finais de semana comuns. Nos bairros do Alecrim e Cidade Alta devem funcionar apenas as principais lojas de departamentos. Já no caso das grandes redes de supermercado, o funcionamento deverá ser normal. Nos shoppings da capital potiguar, as praças de alimentação devem funcionar das 11h as 22h, com as lojas âncoras e quiosques começando entre 12h e 15, dependendo de cada estabelecimento. Os cinemas funcionam normalmente. Já o serviço de transporte público deve operar com 100% da frota e tarifa social, com as passagens de ônibus e transportes alternativos com desconto de 50%.
Ausência no 1º turno não compromete votação
O eleitor que não votou e não justificou sua ausência à urna no primeiro turno das Eleições 2014, em 5 de outubro, deve comparecer à votação normalmente no segundo turno, amanhã. A ausência do eleitor no primeiro turno não impede a votação no segundo. Isto porque cada turno é considerado pela Justiça Eleitoral como uma eleição distinta. Sobre o voto em trânsito para presidente e vice-presidente da República, só poderá fazê-lo no segundo turno quem se cadastrou até o dia 21 de agosto, prazo final de inscrição nessa modalidade de voto, para os dois turnos das eleições. Como no 1º turno, no domingo (26) o eleitor deve levar o título de eleitor e um documento com fotografia.
tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário