quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CBF diz que vice da Copa BR não terá vaga para a Libertadores

Final da Copa do Brasil será disputada entre Atlético-MG e Cruzeiro
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) emitiu comunicado na tarde de ontem(11) afirmando que, na hipótese do clube vencedor da Copa do Brasil conquistar a vaga para a Copa Libertadores de 2015 pelo Brasileirão, o G-4 se tornará G-5. O comunicado contradiz a versão informada pelo departamento de competições da entidade ao UOL Esporte na tarde de segunda-feira. 
Segundo havia informado o departamento de competições da CBF, uma resolução estava sendo redigida e seria publicada até o fim da próxima semana para esclarecer aos clubes os critérios de classificação à Copa Libertadores dependendo de qual fosse o vencedor da Copa do Brasil, e também sobre o caso do São Paulo, que briga pelo título da Copa Sul-Americana e também pela classificação pelo G-4 do Brasileirão.
Na resolução informada pela CBF, estaria previsto que o vice-campeão da Copa do Brasil herdaria a vaga para a Libertadores do campeão, caso esse também vencesse o Brasileirão. No caso, por exemplo, o Atlético-MG ganharia a vaga caso o Cruzeiro, atual líder do campeonato nacional, fosse campeão das duas competições.
O departamento de competições da CBF afirmou, na segunda-feira, que era improvável que a resolução sofresse alterações, como informado na reportagem do UOL Esporte. A tendência seria a mesma adotada em 2013. Em agosto do ano passado, após o título do Atlético-MG na Copa Libertadores, o diretor de competições da entidade, Virgílio Elísio, afirmou à ESPN que se o Atlético-MG também vencesse a Copa do Brasil, a vaga da competição à Libertadores seria herdada pelo vice-campeão.  
Veja o comunicado da CBF:

"Com o objetivo de esclarecer dúvida suscitada por um órgão da imprensa no tocante ao preenchimento de vaga para a edição de 2015 da Copa Libertadores da América oriunda da Copa do Brasil, a CBF informa que na hipótese de o clube campeão da Copa do Brasil de 2014 também conquistar o direito de participação na Copa Libertadores em virtude de sua classificação no Campeonato Brasileiro da Série A de 2014, esse clube acessará a Copa Libertadores de 2015 com base na conquista do título de campeão da Copa do Brasil, ingressando na segunda fase da competição continental.

Neste caso, será aberta mais uma vaga a ser preenchida por clube advindo do Campeonato Brasileiro Série A de 2014"
uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares