A Série B do Campeonato Brasileiro, em fase decisiva dentro de campo, poderá terá um episódio importante nesta quinta-feira (13), no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na oportunidade, o clube cearense terá julgado o recurso que impediu, até o momento, a desclassificação do time da competição.
O Icasa havia sido punido pelo fato de ter ido a Justiça comum para pleitear uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Na ocasião, o Icasa acusou o Figueirense, uma das quatro equipes a conquistar o acesso, de ter escalado um atleta de forma irregular.
O STJD enquadrou o clube no Artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Por três votos a um, o clube cearense, que terminou a Série B de 2013 em quinto, foi penalizado por acionar a Justiça comum antes de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva e excluído da Série B. Além da exclusão por maioria dos votos, ainda acabou condenado a pagar uma multa de R$ 50 mil.
O clube do Ceará, atualmente na 16ª colocação da Série B, recorreu da decisão e o pleito será julgado nesta quinta-feira, no Pleno do Tribunal. A princípio, o jogo entre Icasa e América de Natal, válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, está mantido. Chama atenção, contudo, o fato de o novo local da partida não ter sido indicado, mesmo após a mudança ter sido confirmada para o Estádio Nazarenão, em Goianinha, através da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF).
Mas o problema maior, na verdade, está por vir. Caso a exclusão seja confirmada, o América poderá sequer entrar em campo contra o adversário cearense em partida marcada para o próximo sábado (15). A expectativa é se os pontos ganhos contra o time entre todos os adversários seriam mantidos e os próximos desafiantes “venceriam” por WxO ou se as equipes que conquistaram pontos contra o Icasa perderiam seus pontos. Neste caso, tanto América, quanto ABC perderiam três pontos, já que cada um venceu um confronto.
Não apenas ABC e América, que lutam contra o rebaixamento, mas equipes que lutam pelo acesso também podem ser afetadas pela decisão do Tribunal – com influência direta na classificação geral da competição.
portalnoar
Nenhum comentário:
Postar um comentário