Esta quarta-feira (12) será o dia D para o lançamento e começo de uma ação conjunta para o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Nordeste durante o período do Verão – quando a atividade turística na região potencializa esses riscos. A nomeada Operação VeraNEio envolve diversas instituições e organizações em âmbito estadual e regional.
Uma audiência marcará formalmente o início da operação no Rio Grande do Norte, quando será expedida recomendação sobre a temática, dirigida a comerciantes. Além disso, as demais estratégias da ação conjunta serão apresentadas. O evento começará às 9h, na sede do Ministério Público Estadual, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária.
Por meio da recomendação, donos de bares, restaurantes, boates, casas de shows e congêneres serão advertidos sobre as condutas que se enquadram como violência e exploração sexual e que vulnerabilizam a população infantojuvenil. Também serão destacadas as consequências e penalidades para aqueles que incorrem neste crime.
Além do Ministério Público, a Operação VeraNEio é realizada em parceria com diversas instituições como a 1ª Vara da Infância e Juventude, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCA), Polícias Federal e Rodoviária Federal (PF e PRF), Delegacia e Ministério Público do Trabalho e Conselhos Tutelares. Órgãos e instituições que integram o trade turístico potiguar também são parceiros na ação, uma vez que o principal objetivo será a materialização de ações preventivas e de fiscalização antes e durante todo o verão.
Com informações do MPRN
BLOG DO BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário