sexta-feira, 13 de março de 2015

Agentes penitenciários invadem cadeia e encerram rebelião em Natal

Presos da Raimundo Nonato voltaram a se amotinar na manhã desta sexta (Foto: Edmilson Santos/Inter TV Cabugi)

Agentes penitenciários conseguiram conter uma rebelião no presídio provisório Professor Raimundo Nonato, localizado na zona Norte de Natal, na manhã desta sexta-feira (13). Esta é a segunda rebelião dos presos desta unidade prisional nas últimas 48 horas. A ação foi feita por agentes do Grupo de Escolta Penal (GEP) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), ambos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
De acordo com Leonardo Freire, coordenador da Administração Penitenciária (Coape), o motim começou às 7h. Os agentes do GEP e do GOE precisaram quebrar uma parede para entrar na unidade prisional. Cerca de 175 homens estão na quadra.
Segundo Eider Pereira de Brito, diretor do presídio, foram ouvidos vários disparos de arma de fogo. "Os presos quebraram grades, aparelhos de TV, ventiladores, camas. Há muita destruição", disse Eider. De acordo com a PM, os presos exigem transferência da unidade.
Rebeliões
Na tarde desta quinta-feira (12), detentos de três unidades prisionais se amotinaram simultaneamente em Natal. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, as rebeliões aconteceram no presídio provisório Professor Raimundo Nonato e Centro de Detenção Provisória (CDP), na Zona Norte da capital, e na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na região metropolitana.
Na quarta-feira (11), presos do pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, se rebelaram na manhã desta quarta-feira (11), dia de visíta íntima na unidade prisional. Após essa rebelião, 66 detentos foram transferidos para unidades prisionais de Parnamirim, Candelária e Pirangi. Os dados são do capitão Alberto Silva, subcomandante do policiamento de guarda.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares