quinta-feira, 2 de julho de 2015

Anúncio causa polêmica ao recrutar negras para papel de empregada doméstica

Um anúncio despertou polêmica entre usuários das redes sociais nesta semana. O cartaz anuncia a existência de uma vaga para mulheres negras que queiram atuar em um filme nacional no papel de empregada doméstica. A postagem, de uma produtora do DF, provocou um intenso debate na internet. A peça divulga um número de telefone para interessadas em realizar o teste. A surpresa vem com a ligação. Ao entrar em contato, os possíveis interessados são chamados para discutir o racismo em um festival voltado para mulheres negras.


— Isso que você viu é fictício e faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós e venha para o Latinidades, diz a mensagem gravada por telefone.

Ao circular pela internet, o cartaz foi criticado por diversos internautas e artistas. Uma internauta exaltada afirma que a propaganda é “racista”. 

— Não existe a menor dúvida de que do jeito que foi colocada é uma chamada racista. Porque pressupõe que existe um tipo de pessoa específico para ser uma empregada doméstica, ou seja, uma negra.

Por outro lado, outros internautas defenderam o anúncio e alguns argumentaram que não existe caráter racista.

— Caramba.  Sério que vão criticar a produtora por procurar alguém que se encaixe no enredo da história? Fala sério. Se quisessem uma atriz azul ... porque o ENREDO diz que tem que ser azul... teriam que fazer e pronto... (pintando uma no caso), defende um internauta.

A organizadora do evento, Bruna Pereira, afirma que a campanha atingiu o resultado esperado pelo evento. 

— A ideia foi levantar o debate, direcionar a polêmica para o festival e aproveita ro volume do debate para mostrar que as mulheres negras têm papeis sociais fora do estereótipos. 

A peça publicitária está ligada ao tema central do debates do Festival Latinidades deste ano, o Cinema Negro. Conhecido como o maior festival do país para mulheres negras, a oitava edição Latinidades tem o objetivo de provocar um intenso debate social sobre a representação das mulheres no cinema e as políticas públicas para o audiovisual. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de julho, no Cine Brasília.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares