
É melhor você reconsiderar a dica quando alguém lhe mandar “lavar uma pilha de louça suja”. Um estudo divulgado nesta quinta-feira mostrou que essa atividade doméstica pode diminuir os níveis de estresse das pessoas.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade do Estado da Califórnia colocaram 51 estudantes para lavar louça. Antes de começar, metade deles leram um texto sobre lavar louças conscientemente e o restante recebeu um texto descritivo sobre a ação. O texto descritivo era direto, mas o outro focava em estar presente mentalmente enquanto se executa a tarefa. Confira um trecho:
“Enquanto estiver lavando os pratos, deve-se somente estar lavando os pratos. Isso significa que você deve estar completamente ciente do que é lavar a louça. À primeira vista, isso pode parecer um pouco bobo. Por que colocar tanta pressão sobre uma coisa simples? Mas esse é precisamente o ponto. O fato de que estou de pé e lavando a louça é uma realidade maravilhosa. Estou completamente sozinho, seguindo minha respiração, consciente da minha presença e consciente de meus pensamentos e ações.”
O autor do estudo, Adam Hanley, disse que estava interessado em saber como atividades cotidianas podem ser usadas para promover um estado de consciência e, assim, aumentar a sensação de bem-estar.
Nesse sentido, ele descobriu que as pessoas que lavaram os pratos conscientemente (cheiraram o sabão, sentiram a temperatura da água e tocaram os pratos) elevaram seus sentimentos de inspiração em 25% e reduziu os níveis de nervosismo em 27%.
Enquanto isso, o grupo que não lavou os pratos conscientemente, deixaram de ganhar alguns benefícios da tarefa. Sendo assim, os autores concluíram que uma atividade diária feita com intencionalidade e consciência pode aumentar o estado de reflexão da mente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário