Já estão disponíveis as vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), destinada a meninas de 9 a 11 anos. Os pais devem levar as filhas a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde munidos do cartão de vacina da menina. A imunização também estará disponível para mulheres de 9 a 26 anos de idade e que são portadoras do vírus HIV.
Neste ano, o público-alvo é de 6.229 meninas de 9 a 11 anos. Destas, 4.217 tomaram a primeira dose da vacina há seis meses e devem retornar à UBS para tomar a segunda dose. “O nosso objetivo é ampliar esse número durante essa mobilização, que se estenderá por todo o ano. Por isso, fazemos o apelo para meninas que não iniciaram o ciclo procurarem uma UBS”, informou a secretária-adjunta da Saúde, Silvana Escócia.
Desde a primeira etapa da campanha, uma das estratégias tem sido levar a vacinação para escolas onde concentram o público-alvo, através do Programa Saúde na Escola.
De acordo com o Programa Municipal de Imunização, a Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina tanto para a primeira quanto para a segunda dose. “Há seis meses, fizemos uma mobilização pela primeira dose. Agora, já chegou a hora de as crianças que tomaram a primeira no início do ano, tomarem a segunda. A vacina só poderá ter eficácia se o público-alvo cumprir todo o ciclo vacinal”, explica a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário