Nutróloga Liliane Oppermann explica o que é mito e o que é verdade entre o que circula por aí sobre dieta e boa forma
O verão está chegando e a estação é sempre um estímulo a mais para entrar em forma ou buscar alimentação e hábitos mais saudáveis. Com isso, cada vez mais circulam por aí receitas milagrosas e fórmulas mágicas para alcançar o corpo considerado ideal. E muita coisa que dizem é pura lenda.
A nutróloga Lilian Oppermann, especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), listou e acabou com alguns desses mitos.
"O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada. Portanto, o segredo é a moderação. Mito. Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais".
"O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas, se consumida em quantidade adequada, não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e, sim, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
"E se a pessoa quiser comer um ovo e reduzir a ingestão de outras fontes de colesterol, ou seja, não comer carnes gordurosas, não ingerir manteiga, então, está autorizado a comê-o. O mais importante não é um alimento ser o salvador ou vilão; o conjunto de todos alimentos ingeridos é que interfere no resultado. Quanto mais variada e equilibrada for a dieta, mais saudável ela será. MITO".
Beber água em jejum emagrece?
"Mais um MITO. A água é fundamental para o ser humano, mas não tem o poder de, sozinha, oxidar gorduras. Durante o dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina e fluidos corporais. É preciso repor esta perda para que, assim, o seu organismo trabalhe corretamente. A água ainda melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que o organismo não precisa mais".
O que fazer, afinal?
A dica para conseguir a boa forma é clássica: alimentação balanceada, com porções pequenas (até de alimentos integrais ou light) ao longo do dia e escolha correta de alimentos.
"Uma alimentação fracionada contribui muito para eliminação de peso. Não é preciso ter horários fixos, mas também não se deve ficar muitas horas sem comer. O ideal é não ultrapassar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra", diz Lilian.
Os exercícios também são muito bem vindos: "Apenas com a dieta, você perde peso, mas sem ganho de musculatura. Praticar exercícios é muito saudável, proporciona vários benefícios ao corpo, como um gasto calórico maior, o que colabora com o emagrecimento".




Nenhum comentário:
Postar um comentário