quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ÔNIBUS NOVOS AINDA NÃO ESTÃO CIRCULANDO POR FALTA DE COMBUSTÍVEL COMPATÍVEL NAS GARAGENS

No começo deste mês a prefeitura do Natal em conjunto com o SETURN (sindicado das empresas de ônibus) entregaram trinta novos ônibus para o uso da população.

Já estamos no final do mês e os coletivos ainda não estão circulando pelas ruas de nossa cidade em sua totalidade. De acordo com uma fonte fidedigna apenas cinco veículos estão a disposição para população.

O problema que impede a circulação dos novos ônibus é a falta do Diesel S10 nas garagens e os poucos que circulam na cidade  são abastecidos em postos de rede.

Os ônibus novos, têm a tecnologia de redução de emissão de poluentes com base nas normas internacionais Euro 5. Uso do diesel S-50 ou do diesel S-10 é obrigatório. S-10 polui menos, melhora o desempenho e aumenta a durabilidade, mas é mais caro.

As montadoras de ônibus e caminhões no Brasil só podem fabricar desde janeiro de 2012 e comercializar desde março do mesmo ano veículos que seguem as exigências da Sétima Fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. O Proconve P 7 se baseia nas normas internacionais Euro 5. A Europa está entrando na fase Euro 6.

O diesel S-10, por ter um refino mais apurado, tem algumas características comparadas a grosso modo aos solventes. O óleo diesel S-10 tem uma quantidade maior de hidrogênio, o que confere esta característica.

Segundo a própria Petrobrás, “Mal comparado, é como se o diesel S-10 fosse mais próximo de um querosene, e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional”.

A vantagem é que o tanque e o sistema de combustível do ônibus e caminhão acumulam menos sedimentos que prejudicam o desempenho e diminuem a vida útil do motor, além de não contaminarem os lubrificantes. Tanto para o Diesel S-10 como para o Diesel S-50 são necessárias algumas precauções:

– Os postos ou pontos dentro das garagens devem ter filtros adequados que conseguem filtrar o diesel no momento do abastecimento.

– Os tanques do ônibus ou do caminhão devem estar totalmente cheios quando os veículos ficarem por longo tempo parados (acima de uma semana);

– O veículo não pode ficar completamente parado por mais de 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares