sábado, 20 de fevereiro de 2016

A um passo da final

Photo published for A um passo da finalGlobo, América, Potiguar e Baraúnas. Os quatro times entram em campo hoje às 19h30 na última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual disputando apenas duas vagas na final.  A situação mais cômoda de todas é da Águia de Ceará-Mirim.

Com 14 pontos, na liderança isolada, além de invicto na competição, o time precisa apenas de um empate para se classificar para a final sem depender de outros resultados. E o adversário não poderia ser melhor para o momento: o Palmeira de Goianinha, que perdeu seis vezes nos seis jogos que disputou e segue sem somar nenhum ponto do Campeonato Potiguar. 

O segundo colocado é o América, que tem um pé na classificação. Para não depender de ninguém, basta vencer o Baraúnas na Arena das Dunas e terá vaga na final. 

O problema é que o Leão também ainda luta para chegar à decisão do primeiro turno. O time mossoroense é o quarto colocado com 10 pontos conquistados e precisa vencer o América para manter as esperanças do título da Copa Cidade do Natal. Qualquer outro resultado não serve ao time de Givanildo Sales.

Além de bater o Dragão, o Baru vai precisar de mais: contar com uma derrota do principal rival, o Potiguar de Mossoró, diante do ABC no Nogueirão. O Time Macho tem 11 pontos conquistados atualmente e, se vencer, também precisará contar com o apoio do seu arquirrival para conquistar a classificação, já que o Baraúnas terá de tirar o América do caminho.

O desafio do Time Macho é diante de um ABC já sem ambições neste primeiro turno. Apesar de não ter chances de classificação para a final do primeiro turno do Estadual, o Alvinegro busca afirmação na temporada e por isso deve incomodar o time mossoroense. 

O Elefante está há cinco rodadas sem vencer no ano – três partidas pelo Estadual e duas pela Copa do Nordeste – e Narciso já balançava no cargo desde o início da competição, já que não conseguia dar um rendimento ideal à equipe nesse início de temporada.

Além dos três jogos que influenciam diretamente na final da competição, o único confronto que não terá peso na classificação das equipes será entre Assu e Alecrim e, por isso, acontecerá mais cedo que as demais partidas, às 17h30.

Final em Natal pode ser sem natalenses

Quando a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) reuniu os clubes para tratar das finais do Estadual, a proposta de fazer as finais das Copas Cidade de Natal e Rio Grande do Norte foi vista como positiva pela maioria dos clubes. 

Até porque algo parecido já acontece no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro há algum tempo, por exemplo, com as finais no Maracanã (ou Engenhão). 
No futebol potiguar, isso é novidade – e pode ocorrer algo ainda mais curioso nesta final do primeiro turno. 

Das quatro equipes que ainda brigam pela vaga na final, três são do interior do estado e apenas o América é, de fato, de Natal. O Dragão, inclusive, que ainda tem a obra do seu estádio em andamento, tem como sua atual “casa” a Arena das Dunas e poderá tirar proveito disso.

Para Globo, Potiguar e Baraúnas, no entanto, o confronto poderá pesar. Às equipes mossoroenses, principalmente, pela distância. Em caso de não contar com o Dragão (único da capital na briga) na decisão, outro fato que pode incomodar é o lado financeiro de uma possível renda lucrativa, que deverá ir por água abaixo. 

América busca vitória para depender de si

O técnico Guilherme Macuglia mal chegou e já terá uma rodada pra lá de decisiva no comando do Dragão. Nas mãos do treinador está a missão de conseguir classificar o Alvirrubro à final da Copa Cidade de Natal: basta vencer o Baraúnas, na Arena das Dunas.

O técnico reestreou no comando do Dragão diante do Estanciano pela Copa do Nordeste na quarta-feira passada com vitória por 2 a 0. 

Já nessa partida, ele mudou a forma do time jogar: optou por três volantes e a saída de Mateusinho do time principal. O atacante, no entanto, foi o grande destaque da equipe no segundo tempo de partida e colocou uma interrogação na cabeça do novo treinador.

Além disso, o treinador tem uma dor de cabeça pra resolver na defesa. O zagueiro Gustavo saiu no jogo do meio de semana com dores na coxa esquerda e pode ser desfalque.

Se ele não puder atuar, Richardson deve ser o substituto ao lado de Zé Antônio, já que Flávio Boaventura ainda segue em fase de recuperação da lesão na quarta vértebra da região lombar.

Já o Baru, que está há três jogos sem perder, tentar engatar mais uma vitória para chegar à final. 

Potiguar ainda briga por classificação

Diante do Potiguar, o ABC tenta iniciar uma recuperação para o segundo turno do Campeonato Estadual. O time foi eliminado de maneira precoce da briga pela classificação para a final do primeiro turno e já chega à essa rodada sem chances de garantir a vaga. 

O time não vence há cinco jogos na temporada – três pelo Potiguar e dois pela Copa do Nordeste.  No Estadual, o rendimento tem sido bem abaixo do esperado pela torcida, que tem criticado a equipe, principalmente pelo desempenho nos jogos no Frasqueirão.

O adversário de hoje será um teste e tanto. O Potiguar é o terceiro colocado na classificação do Estadual e briga diretamente para estar na final. Para isso, precisa vencer o ABC no Nogueirão e torcer por um tropeço de América ou Globo.

Para a partida, o ABC terá novamente um time de desfalques. Sem contar com 11 atletas na rodada passada, o Alvinegro não deve ter novamente esse “time” de atletas, ainda no departamento médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares