RIO - O edifício-sede do antigo Ministério da Fazenda, situado em uma enorme quadra no Centro da cidade, tendo como limites as ruas Debret e Araújo Porto Alegre, além da Avenida Almirante Barroso, foi inaugurado em 1943. Assinado pelo engenheiro Ary Fontoura de Azambuja, sua parte frontal localizada na avenida Presidente Antônio Carlos tem como finalidade mostrar a riqueza do Estado Brasileiro.
Majestoso, impressiona pelos lampadários com requintados pilares, brasões da República, escadaria, pilastras de mármore, gigantescos vasos, bem como um conjunto monumental de portas em sua imponente fachada. O sofisticado acervo contido em seu interior dotado de lustres, escadas e vários outros artefatos decorativos de grande valor compõe, igualmente, todo o conjunto tombado pelo Patrimônio Cultural Carioca.
Ao perder a condição de ministério, as enormes e valiosas placas com a inscrição Ministério da Fazenda foram mantidas. Porém, com a ida da capital para Brasília, o Edifício passou a abrigar agências bancárias e a Receita Federal.
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Fonte O Globo