PITTSBURGH - O consumo excessivo de álcool por adolescentes e jovens
adultos está fortemente associado com referências a bebidas em músicas,
segundo um estudo conduzido pela Universidade de Pittsburgh e pelo
Norris Cotton Cancer Center.
O estudo, baseado em uma pesquisa com
2.541 pessoas com idades entre 15 e 23 anos, afirma que políticas
públicas e educacionais podem limitar a influência do álcool na música
popular e, assim, diminuiriam o consumo de bebida entre jovens. Os
resultados do levantamento foram publicados na revista “Alcoholism:
Clinical & Experimental Research”.
- Um adolescente comum é exposto anualmente a cerca de 3 mil
referências a bebidas alcoólicas enquanto ouvem música - destaca Brian
Primack, autor chefe do estudo e diretor do Programa de Pesquisas de
Mídia e Saúde na Escola de Medicina de Pittsburgh. - É importante
compreender o impacto negativo que essas referências podem ter em uma
faixa etária, induzindo o consumo de álcool.
O álcool é
considerado a terceira maior causa de morte nos EUA relacionada com o
estilo de vida, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças.
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As referências a bebidas podem servir como propaganda, mesmo quando não
são pagas pelo mercado - ressalta James Sargent, professor de pediatria
da Faculdade de Dartmouth. - Por isso é importante examinar a
influência dessas menções.
Dos participantes da pesquisa, 1.488
(59%) afirmaram que beberam, de uma vez só, uma grande quantidade de
álcool, equivalente a 300 ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 37,5 ml de
uma bebida destilada. Desse grupo, 18% disseram que se embriagam pelo
menos uma vez por mês, e 37% relataram já ter problemas, como lesões,
devido ao álcool.
No levantamento, os participantes viram o nome
de hits cuja letra faz menção ao álcool. Eles responderam se gostam
daquelas música e se têm o costume de ouvi-las. Os pesquisadores também
perguntaram se eles lembram que tipo de bebida é citada em cada
composição.
Os participantes que responderam corretamente têm mais
do que o dobro de chances de já terem se embriagado, comparado aos
outros entrevistados. O resultado é independente da idade, da classe
social e do uso de álcool por amigos ou parentes dos entrevistados.
Segundo
Primack, o resultado da pesquisa ilustra o valor que os jovens dão às
opiniões e atitudes de astros da música. Um modo de evitar o uso abusivo
de álcool seria estimular as habilidades de pensamento crítico dos
adolescentes.
- A alfabetização midiática é um método cada vez
mais adotado, e que já se provou bem sucedido em ajudar os jovens a
tomarem decisões mais saudáveis - lembra. - No caso do álcool, pode ser
valioso para que entendam como as menções a bebidas em músicas podem
manipular suas emoções para que eles comprem um produto.