As mudanças estão próximas, porém as informações ainda são escassas.
Previsto para o próximo dia 22, o início das operações Aeroporto
Governador Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, causará impactos
não somente para os passageiros e trabalhadores do novo terminal, como
para lojistas e prestadores de serviços do Aeroporto Augusto Severo, em
Parnamirim, cuja estrutura de aviação civil será desativada.
Insatisfeitos com a falta de informação das entidades que gerenciam os
terminais e o tráfego aéreo brasileiro, taxistas e lojistas do aeroporto
de Parnamirim participaram ontem (14) de uma audiência pública na
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Eles reclamaram do desemprego que será gerado pelo fechamento do
terminal e sugerem alternativas para evitar prejuízos. Somente os
taxistas de Parnamirim investiram cerca R$ 2 milhões, nos últimos três
anos, na modernização da frota para a Copa do Mundo. O usuário também
sentirá mudanças, inclusive no bolso. O preço da viagem de táxi dobrará
para quem for do novo aeroporto para a zona Sul da capital - principal
polo de meios de hospedagens - e não reduzirá na mesma proporção para
quem tiver destino à zona Norte.
A principal reclamação dos taxistas do Aeroporto Augusto Severo é de
que, até agora, não receberam sequer uma nota oficial sobre o
encerramento das atividades do terminal. De acordo com o presidente da
Aerocooptáxi, Marcos Afonso Medeiros da Silva, 95% da frota foi renovada
nos últimos três anos, tendo a Copa em vista. “Agora nem sabemos se
vamos estar trabalhando na Copa ou não.”, coloca. Juntos, os
trabalhadores das duas cooperativas de táxi que atuam no aeroporto
investiram cerca de R$ 2 milhões na compra de veículos novos. A maior
parte do valor está financiada. “Sem renda, como vamos pagar?”,
questiona o secretário da Coopertáxi, Altamir Bezerra.
Com o
fim do terminal, os concessionários deverão ver reduzidos os ganhos
mensais. Quando chegou ao Estado há 10 anos, o carioca André Dantas
recebeu a oportunidade de se tornar taxista. No final do ano passado,
comprou um carro modelo 2014, grande, próprio para o transporte de
passageiros com muitas bagagens, mas não sabe como vai quitar a dívida
de R$ 60 mil. “A Infraero sempre cobra muito da gente, que tenha carro
novo, bom atendimento. Nós já temos experiência. Acho que poderíamos
somar com os taxistas de São Gonçalo do Amarante, já que lá as
distâncias serão maiores e os táxis ficarão mais tempo fora do
aeroporto”, diz.
Porém, para Paulo Roberto de Castro Macedo,
diretor geral de Trânsito e Transporte de São Gonçalo do Amarante, os
táxis só podem trabalhar no município em que são outorgados. Hoje,
exemplifica, os taxistas de São Gonçalo não podem trabalhar em
Parnamirim. Mesmo que a demanda exija mais que os 120 que já estão
cadastrados no novo aeroporto, o município tem taxistas suficientes para
supri-la. “Nossa demanda, considerando a população, é de 100 táxis. Mas
o município tem 757. Para o aeroporto, a gente não precisou fazer novas
outorgas. São taxistas que já eram cadastrados no município e passaram
por cursos e treinamentos”, explicou.
Corridas
A cooperativa do novo aeroporto criou uma tabela de preços fixos para as diferentes regiões de Natal. O presidente da cooperativa dos taxistas do Aeroporto Aluísio Alves, José Anchieta Martins argumentou que os preços serão mais vantajosos, mas que a opção pelo taxímetro também será disponibilizada aos clientes. Mesmo assim, o valor de uma corrida para a zona Sul da capital, que concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade, vai passar dos atuais R$ 38 para R$ 76 (o dobro).
Corridas
A cooperativa do novo aeroporto criou uma tabela de preços fixos para as diferentes regiões de Natal. O presidente da cooperativa dos taxistas do Aeroporto Aluísio Alves, José Anchieta Martins argumentou que os preços serão mais vantajosos, mas que a opção pelo taxímetro também será disponibilizada aos clientes. Mesmo assim, o valor de uma corrida para a zona Sul da capital, que concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade, vai passar dos atuais R$ 38 para R$ 76 (o dobro).
O
preço para outras regiões da cidade também deve aumentar. Quem sair do
novo aeroporto para a zona Norte deverá terá o benefício de pagar menos
que a média dos R$ 63 atuais. Porém a redução não é tão expressiva como
no caso anterior. O preço tabelado para qualquer parte da zona Norte
deve custar R$ 50.
TRIBUNA DO NORTE
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