quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sedentarismo pode causar duas vezes mais mortes do que obesidade, sugere estudo

Caminhada diária de ao menos 20 minutos já traria benefícios para a saúde Foto: Gil Rodrigues / Agência O Globo

A falta de exercício pode ser responsável por quase o dobro de mortes em comparação com a obesidade. A conclusão é de um estudo publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition” que acompanhou a evolução de mais de 300 mil pessoas na Europa ao longo de 12 anos.
Em números absolutos, pesquisadores da Universidade de Cambridge estimaram que cerca de 676 mil mortes por ano foram resultado da inatividade ou sedentarismo. O sobrepeso levou a 337 mil mortes. Os cientistas também disseram que uma caminhada de 20 minutos por dia já seria o suficiente para reduzir o risco de morte.

Embora seja de conhecimento comum a ligação entre sedentarismo e obesidade, muitas pessoas não sabem que indivíduos magros que não praticam exercícios têm problemas de saúde relacionados ao condicionamento físico. Pessoas obesas que se exercitam estão em melhor condição física, dizem médicos da área.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 334.161 europeus durante 12 anos. Eles avaliaram os níveis de exercício dessas pessoas e o tamanho de suas cinturas, além dos registros a cada morte. O maior risco, segundo o estudo, estava no grupo dos classificados “inativos”. Esse risco foi uma constante em pessoas com peso considerado normal, em indivíduos com simples sobrepeso e nos obesos.

Por fim, os autores do estudam calculam que o combate ao sedentarismo na Europa reduziria as taxas de mortalidade em cerca de 7,5%, ou 676 mil mortes. Por outro lado, se o foco das políticas públicas for a obesidade, os índices de morte cairiam apenas 3,6%.

OGLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares