Seis jogadores da Alemanha campeã do mundo vão concorrer a Bola de Ouro da Fifa e da revista "France Football" de melhor jogador do planeta. A lista dos 23 jogadores que disputarão o prêmio que será entregue em janeiro, na festa da Fifa, em Zurique, na Suíça, foi divulgado nesta terça-feira. Foram relacionados para disputar o prêmio junto com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, sempre presentes entre os três melhores desde 2007, o capitão Philipp Lahm, o goleiro Manuel Neuer, os meias Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos e Mário Götze e o meia-atacante Thomas Müller. Cinco deles são jogadores do Bayern de Munique, base da equipe tetracampeã mundial no Maracanã. E Kroos jogava no Bayern até se transferir para o Real Madrud na janela de transferências.
A lista tem apenas dois brasileiros. Pela quarta vez consecutiva, o atacante Neymar foi indicado ao prêmio. O jogador do Barcelona nunca ficou entre os três melhores. Junto com ele e concorrendo pela primeira vez a Bola de Ouro está o atacante Diego Costa, atualmente no Chelsea. Diego é naturalizado e defende a seleção espanhola.
Real Madrid e Bayern de Munique têm seis indicados cada um. No caso dos espanhóis, fez diferença o título da Liga dos Campeões desta temporada. A sonhada décima taça foi conquistada após uma goleada de 4 a 1 sobre o Atlético de Madrid.
Estarão concorrendo ao prêmio, além de Ronaldo e Toni Kroos, o galês Gareth Bale, o francês Benzema, o espanhol Sérgio Ramos e o colombiano James Rodriguez.
Artilheiro da Copa do Mundo com seis gols, James Rodriguez foi um dos destaques da Copa do Mundo relacionados para o prêmio. Os outros foram o holandês Robben, do Bayern de Munique, e que levou a sua seleção ao terceiro lugar no torneio, o francês Pogba, da Juventus, e o argentino Mascherano, do Barcelona.
O técnico Carlo Ancelotti abraça o português Cristiano Ronaldo. O craque está novamente na disputa e o italiano concorre ao prêmio de melhor treinador da temporada - Andres Kudacki / AP
Também estão na disputa da Bola de Ouro o goleiro belga Courtois (Chelsea), o meia argentino Di Maria (Manchester United), o meia belga Hazard (Chelsea), o atacante sueco Ibrahimovic (PSG), o meia espanhol Iniesta (Barcelona), e o volante marfinense Yayá Touré (Manchester City), o único africano da lista.
ANCELOTTI E LÖW, OS FAVORITOS
A Fifa também divulgou a lista dos dez treinadores que concorrerão ao prêmio de melhor técnico do ano. Os favoritos dessa vez são o alemão Joachim Löw e o italiano Carlo Ancelotti. Löw conduziu a Alemanha ao seu quarto título mundial e Ancelotti levou o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões.
Também está na lista o argentino Diego Simeone, que conduziu o Atlético de Madrid ao título espanhol, quebrando uma hegemonia de nove anos de Barcelona e Real Madrid, e ao vice-campeonato europeu.
Os outros concorrentes são o italiano Antonio Conte (ex-técnico da Juventus/seleção italiana), o espanhol Pep Guardiola (Bayern de Munique), o alemão Jürgen Klinsmann (seleção dos EUA), o português José Mourinho (Chelsea), o chileno Manuel Pellegrini (Manchester City), o argentino Alejandro Sabella (ex-técnico da seleção argentina) e o holandês Louis Van Gaal (ex-técnico da seleção holandesa, atualmente no Manchester United).
Na semana passada, a Fifa anunciou a lista das jogadoras e dos treinadores que concorrem ao prêmio de melhor do mundo na categoria feminina. A brasileira Marta entrou na disputa pela 11ª vez consecutiva.
No dia 1º de dezembro, a Fifa vai anunciar o nome dos três finalistas em cada uma das categorias, assim como os finalistas do prêmio Puskas de gol mais bonito do ano e para a seleção do ano. A festa de premiação será no dia 12 de janeiro.
oglobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário