sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Nova fiscalização eletrônica passa a gerar multas dia 15

O novo sistema de fiscalização eletrônica de Natal conta com três tipos de equipamentos: lombadas eletrônicas, radares e fotossensores também com radares em cruzamentos que possuem semáforo. O sistema passou por adaptações em novembro, mas entra em pleno funcionamento no próximo dia 15 de março, quando os motoristas que ultrapassarem os 60 quilômetros por hora nos cruzamentos passarão a ser multados. Outras infrações já são notificadas.

Alex Regis

Hermes da Fonseca tem radar no cruzamento com a Alexandrino

Hermes da Fonseca tem radar no cruzamento com a Alexandrino

Vinte e seis pontos da cidade estão sendo monitorados 24 horas por dia, liberando apenas a ultrapassagem no sinal fechado das 22h às 5h, com cautela. Nove lombadas fazem o controle da velocidade próximo a faixas de pedestres, oito radares fazem com que os condutores dos veículos reduzam a velocidade a 50 quilômetros por hora em trechos algumas vias e nove fotossensores observam quem para sobre a faixa, avança o sinal vermelho ou passa nos cruzamentos acima da velocidade permitida. 

A vigilância continua contando com o trabalho dos agentes de trânsito, que são distribuídos de acordo com as vias que precisam de orientação. Lugares como a orla de Ponta Negra e a avenida Prudente de Morais recebem “amarelinhos” volantes, que transitam de motocicleta ou carro durante todo o dia. Já a avenida Salgado Filho é uma das vias onde eles permanecem parados nos cruzamentos principalmente em horários de pico. Do trabalho deles resultam aproximadamente 35% das multas aplicadas no trânsito de Natal. Os outros 65% são provenientes das máquinas. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) está realizando campanha educativa desde o final de 2014, mas a partir da próxima segunda-feira (23) promete intensificar a distribuição do material impresso “Eu respeito o trânsito - não levo multa”. O secretário adjunto de trânsito, Walter Pedro, explica que há mais de dez anos as velocidades estabelecidas nas vias públicas do município são as mesmas. 

“Não houve um diferencial na velocidade. Mas agora temos equipamentos mais modernos e com essa nova função de registrar excesso de velocidade nos cruzamentos semaforizados. Se ultrapassar o sinal vermelho será multado, se passar acima de 60 quilômetros por hora também será multado, ainda que esteja no sinal verde“, disse, lembrando que desde 2002 é usada a fiscalização eletrônica.

Além da campanha, as ruas possuem placas indicando a velocidade máxima permitida distantes do radar entre pelo menos 300 e 100 metros. Mas essas sinalizações não indicam a presença dos equipamentos, desde que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou resolução retirando do Código a obrigatoriedade do uso desse tipo de placa. 

“É como se você estivesse avisando pra pessoa onde tem o equipamento eletrônico e você só se preocupa em diminuir ali. Mas o objetivo é respeitar a velocidade em toda a via. O que precisa ser respeitada é a sinalização e não a fiscalização”, alerta Walter Pedro. 

O técnico de enfermagem Edgar Aurino disse que ainda não está a par dos lugares em que a vigilância está sendo feita, mas não demonstra muito interesse. “Eu não me preocupo muito em saber porque eu já respeito as normas do trânsito”, comenta. O trabalho de educação no trânsito é elogiado pelo técnico judiciário Carlos Henrique, mas com ressalvas. “É importante também pensar na mobilidade urbana e não apenas na mobilidade de veículos”, disse ele.




Trânsito 
Fiscalização eletrônica

26 pontos são monitorados em Natal, sendo nove em cruzamentos

Radares
(Velocidade máxima de 50 Km/h)
<Av. Jaguarari, Candelária – entre a rua Vinte e Três e Izabel Oliveira, sentido bairro;
<Av. Jaguarari, Candelária, em frente ao Cond. Green Village, sentido Centro;
<Av. Bernardo Vieira, após a Rua dos Tororós – Alecrim sentido região Norte;
<Av. Bernardo Vieira, após a Rua Brandão – Lagoa Nova – Sentido Lagoa Seca;
<Ponte Newton Navarro – Sentido Praia do Forte;
<Ponte Newton Navarro – Sentido Praia da Redinha;
<Av. Felizardo Moura, em frente ao manguezal, Bairro Nordeste - sentido Praia do Forte;
<Av. Felizardo Moura, imediações da Rua Boa Vista, bairro Nordeste – Sentido região Norte;
<Av. Romualdo Galvão, entrada do túnel de acesso a Av. Lima e Silva.

Lombadas Eletrônicas
(Velocidade máxima de 50 Km/h e parada na faixa de pedestres)

<Av. Prudente de Morais, próximo a Rua Sete de Setembro – Candelária, sentido Centro;
<Av. Ayrton Senna, Neópolis, altura do Colégio Itaece, sentido Parnamirim;
<Av. Mário Negócio, Quintas, no sentido bairro Nordeste;
<Av. Prudente de Morais, entre as ruas Júlio Gomes Moreira e Dr. Jose Bezerra, sentido Barro Vermelho - Lagoa Seca;
<Av. Prudente de Morais, próximo a Rua Alm. Nelson Fernandes, sentido Petrópolis;
<Av. Hermes da Fonseca, em frente ao Hospital de Guarnição de Natal, sentido Petrópolis;
<Av. Itapetinga, Potengi, em frente ao imóvel de número 1240, sentido Doutor João Medeiros Filho;
<Av. Itapetinga, Potengi, em frente à 12ª DP, sentido Lagoa Azul.

Radares nos cruzamentos
(Corte de semáforo vermelho, parada na faixa de pedestre e velocidade limite de 60Km/h):

Av. Amintas Barros x Rua Jaguarari;
Av. Miguel Castro x Rua Jaguarari;
Av. Salgado Filho x Av. Antônio Basílio;
Av. Coronel Estevam x Rua Brasília;
Av. Amaro Barreto x Fonseca e Silva;
Av. Bernardo Vieira x Rua dos Pegas;
Av. Prud. de Morais x Av. Bernardo Vieira;
Av. Salgado Filho x Av. Bernardo Vieira;
Av. Hermes da Fonseca x Av. Alexandrino de Alencar. 

Estações de transferências
As estações de transferência  das avenidas Senador Salgado Filho (próximo ao hipermercado Carrefour) e João Medeiros Filho, depois do viaduto de Igapó, começam a funcionar no próximo sábado (21). Ontem, as duas estavam sendo climatizadas. Outras quatro estações - duas na avenida Capitão Mor Gouveia (próximo a Rodoviária), uma próximo ao Via Direta, em Mirassol, e a outra na João Medeiros Filho - devem ter a construção iniciada ainda neste primeiro semestre com recursos federais, segundo o secretário adjunto de trânsito da Semob, Walter Pedro. “Se houver atraso ou algum problema, o prefeito Carlos Eduardo já comunicou que começa com recursos da Prefeitura”, disse. Os novos terminais precisaram de R$ 1,2 milhão para a construção, segundo o secretário adjunto de Transporte, Clodoaldo Trindade. Os equipamentos possuem ar-condicionado, internet wi-fi, bancos, mesas e seguranças 24 horas por dia. Os banheiros químicos serão instalados em uma semana. Confira as linhas que vão trafegar por estação:

Zona Sul: 79 (Parque das Dunas/Mirassol), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta/Campus Universitário), 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), 02 (Gramoré/Mirassol/Campus Universitário), 33 (Planalto/Praia do Meio/Prudente de Morais/Mãe Luiza), 54 (Rocas/Alecrim/Ponta Negra) e 52 (Rocas/Alecrim/Ponta Negra). Ao todo, serão 89 veículos e 575 viagens.

Zona Norte: 50 (Serrambi/Santa Catarina), 01-B (Cidade da Esperança/Gramoré/Nova Natal), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta/Campus Universitário), 81 (Vila Verde/Ribeira/Petrópolis), 75-A (Parque das Dunas/Rocas/Ribeira), 15/16 (Pajuçara/Petrópolis/Ribeira), 26 (Soledade I/Ponta Negra) e 68 (Alvorada IV/Bernardo Vieira/Petrópolis). Ao todo, serão  77 veículos e 400 viagens.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares