Um curioso tabu ganhou mais um episódio neste sábado. O Friburguense jamais venceu o Flamengo em partidas oficiais. Com a vitória da equipe rubro-negra por 2 a 0, no Engenhão, o jejum, que já dura 35 anos, chegou a 31 partidas.
Fundado em 1980, época de ouro do Flamengo, o Friburguense surgiu de uma fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo. Se do primeiro, o Friburguense herdou o estádio Eduardo Guinle, do segundo, a herança foi bem pior: no único confronto do "Serrano de Friburgo" contra o rubro-negro, uma goleada do clube carioca iniciou um tabu que já completa 35 anos.
O máximo que a equipe de Nova Friburgo conseguiu foram três empates contra o Flamengo, em 2002, 2004 e 2006. Até a primeira igualdade, o clube da Gávea ostentava uma sequência de 17 vitórias seguidas sobre o Friburguense.
São 87 gols marcados e apenas 21 sofridos. Em duas oportunidades, inclusive, o Fla chegou a aplicar seis gols de diferença sobre o Frizão, em 1995 (6x0), ano do centenário rubro-negro e em 2000 (7x1), quando a equipe chegou ao tricampeonato carioca.
Comparado com seus rivais, os rubro-negros levam larga vantagem: o Vasco vem em segundo, com 2 derrotas para o Friburguense, enquanto Flu, com 4 e Botafogo, com 8, já sofreram nas mãos do Tricolor da Serra.
Além de manter o tabu, a vitória serviu para alçar o Flamengo de volta ao G4. Com 19 pontos, a equipe agora é a 2ª colocada do Cariocão. O time volta a campo na quarta-feira, às 22h, no Maracanã, contra o Volta Redonda.
ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário