Uma forte réplica do terremoto que atingiu o Nepal neste sábado voltou a causar avalanches na manhã deste domingo nas montanhas do Himalaia. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o recente tremor teve 6,7 graus de magnitude. No sábado, após o terremoto, mais de 20 tremores subsequentes foram registrados, com intensidades entre 4,2 e 5,5 graus.
No sábado, a trilha de Khumbu, uma das principais concentrações de alpinistas na região, foi severamente danificada pela avalanche provocada pelos tremores. Dez mortes foram confirmadas no acampamento número um, e o montanhista Daniel Mazur afirmou que muitos alpinistas estavam presos no local.
Na manhã de domingo, um grande tremor entre Kathmandu e o Everest desencadeou mais avalanches nos Himalaias. Na capital, funcionários do hospital estendiam pacientes ao longo da rua para tratá-los, uma vez que era perigoso demais mantê-los dentro do edifício.
No Everest, corpos de 17 alpinistas foram resgatados da montanha neste domingo, depois de serem pegos por avalanches. Um avião que transportava os primeiros 15 alpinistas feridos pousou em Katmandu ao meio-dia, no horário local.
— Há muita confusão na montanha. O número irá aumentar — disse Gelu Sherpa, um dos feridos levados para Kathmandu. — As barracas foram levadas.
A nova réplica foi sentida na capital indiana, Nova Délhi, onde edifícios tremeram e o sistema de metrô teve que ser interrompido.
— Não há uma maneira de prever a intensidade das réplicas, então a população deve estar alerta durante os próximos dias — afirmou o chefe do departamento climatológico da Índia, L.S. Rathore.
Um oficial da polícia nepalesa afirmou a agências internacionais que o número de vítimas confirmadas dos tremores ultrapassou 2.300. As operações de resgate continuam no país.
O Globo
Blog do BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário