sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Nasa: Mundo não vai acabar em setembro

Meteoro visto no céu de Washington, Estados Unidos, no dia 13 de agosto de 2015 (Foto: NASA/Joel Kowsky)
Meteoro visto no céu de Washington, Estados Unidos, no dia 13 de agosto de 2015 (Foto: NASA/Joel Kowsky)

Além de encontrar planetas fora do Sistema Solar, enviar sondas espaciais para Plutão e monitorar o aumento da temperatura da planeta, a Nasa também tem tempo para desmentir boatos publicados na internet. A agência espacial americana publicou uma nota, na última quarta-feira (19), dizendo que o mundo não vai acabar em setembro de 2015.

Os boatos do fim do mundo da vez começaram a aparecer na internet em julho deste ano. Segundo a teoria apocalíptica, um asteroide de cinco quilômetros de largura está a caminho da Terra. Esse asteroide atingiria o planeta em algum dia entre 15 e 28 de setembro de 2015 na ilha de Porto Rico. Em algumas versões do boato, a Nasa já saberia do "fim do mundo" e estaria estocando alimentos para se preparar para o desastre, mas sem divulgar a informação para evitar o caos mundial.

A história chamou a atenção dos astrônomos do laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia - o laboratório que comanda o projeto de monitoramento de asteroides potencialmente perigosos. "Não há nenhuma base científica - sequer um traço de evidência - de que um asteroide ou qualquer outro objeto celestial atingirá a Terra em setembro", disse Paul Chodas, da Nasa.

Segundo a agência, não há nenhum asteroide em rota com o planeta Terra em um futuro próximo. Todos os asteroides perigosos estão sendo monitorados, e as chances de algum deles impactar o planeta nos próximos 100 anos está abaixo de 0,01%.

Não é a primeira vez que agências americanas vieram a público negar teorias conspiratórias. Em 2012, a própria Nasa publicou uma nota dizendo que o mundo não iria acabar por causa do calendário maia. Meses depois, a NOAA, agência americana que monitora os oceanos, precisou publicar um desmentido explicando que sereias não existem.

bc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares