Golpistas estão aproveitando o interesse de internautas na queda do voo MH17 da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia para espalhar links questionáveis ou perigosos. A advertência é dada por especialistas em segurança digital.
De acordo com a “BBC”, um link para um site pornô disfarçado como um vídeo mostrando a queda da aeronave foi postado numa página do Facebook dedicada a uma das vítimas do acidente.
Além disso muitos tweets foram postados no microblog fazendo-se passar por reportagens do desastre mas, na verdade, incluindo links de spam ou phishing.
É muito comum que golpistas digitais aproveitem o ensejo de qualquer tema em voga na mídia para explorá-lo comercialmente.
“Quando há muita gente discutindo um tópico on-line, spammers e fraudadores apressam-se em explorar o momento”, disse ao site o especialista em segurança Richard Cox, do coletivo antispam Spamhaus. “É uma resposta razoavelmente rápida e previsível dos indivíduos por trás de golpes desta natureza. Eles estão nisso para fazer dinheiro. Não há compaixão envolvida”.
Segundo Cox, os golpistas podem estar usando software que automaticamente detecta posts regulares e os reencaminha usando as mesmas hashtags.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário