quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Novembro Azul alerta homens para a prevenção ao câncer de Próstata

Novembro-Azul
No mês em que se realiza o Novembro Azul, campanha que tem o intuito de divulgar e conscientizar para a importância e prevenção ao câncer de próstata, homens acima de 40 anos devem ficar atentos aos cuidados com essa doença que segundo estudo recente registrou 60 mil novos casos entre 2012 e 2013.
O presidente da Cooperativa de Urologistas do Rio Grande do Norte (Urocoop), Edson Jovino, alerta a população masculina para a necessidade de acompanhamento médico regular. Segundo ele, aquele homem que faz consultas periódicas e que eventualmente venha ser diagnosticado com o câncer tem 90% mais chances de cura do que aquele quem descobre a doença de forma tardia.
O especialista esclarece que o câncer de próstata é o tipo de doença em que o paciente não deve esperar os primeiros sintomas se manifestarem. Ele alerta que quando o paciente acometido pela doença chega a apresentar sintomas é porque a doença já está em um estágio muito avançado, sem chances de cura.
Os casos de câncer de próstata podem ser divididos em grupos de risco. Os de baixo, médio e alto risco. Os pertencentes ao grupo de baixo risco são aqueles homens acima de 40 anos, que não possuem parentes de 1º ou 2º graus com câncer e que não são da raça negra; os de médio risco são aqueles que não têm histórico de câncer na família e e que são negros; já ao de alto rico são os homens com histórico familiar de câncer e da raça negra.
O urologista observa ainda que ao longo dos anos cada vez mais homens vem deixando de lado o preconceito em torno do exame de toque da próstata. “O tabu que muitos homens tinham em realizar o exame é cada vez menor e a prova disso são os altos índices de casos, o que mostra que cada vez mais homens estão procurando o médico e se tratando”, disse.
Ao longo de todo o mês de novembro, campanhas educativas e de conscientização serão realizadas na rede pública e privada de saúde. O Hospital Universitário Onofre Lopes, por exemplo, iniciou na segunda-feira (3) ações específicas. A ação acontece até 15 de novembro e tem como objetivo atender 20 pacientes por dia, totalizando 200 homens que ainda não tiveram acesso a esses tipos de consulta e exames.
portal no ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares